sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PERFIL DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NAS CNSE. É necessário ter um perfil especial?








Dona Nancy



Objetivando a implantação das CNSE em Santa Catarina, ao longo de seis anos de atuação como Regionais, tivemos a oportunidade de convidar e conversar com muitos casais das ENS e muitas outras pessoas.

Nosso intuito era levá-los a trabalhar conosco nesse Movimento, criado por D. Nancy, de apoio a viúvas(os) e a pessoas sós, separadas ou solteiras.

É interessante, no entanto, observar as reações dos convidados. Uma das coisas que ouvimos foi em relação a qual seria o perfil dos que se engajariam nas Comunidades. Muitas vezes escutamos justificativas ou explicações no sentido de que não tinham o perfil desejado e mesmo que seria difícil encontrar voluntários com tal perfil. Ficamos então nos questionando: mas qual é o perfil? É necessário ter um perfil especial? Para nós o perfil para trabalhar para um Movimento como as CNSE caracteriza-se pelas virtudes AMOR, SOLIDARIEDADE, MISERICÓRDIA e COMPAIXÃO. Será que é tão difícil encontrar tais pessoas?

Nesta missão – como em tantas outras – na realidade, recebemos muito mais do que damos.

Ao escrever este artigo, lembramo-nos do Evangelho de São Mateus 9,35: “Jesus começou a percorrer as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, anunciando a Boa Nova do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade.” 

Também o envio dos apóstolos marcou a abertura do projeto universal de evangelização. É preciso que o mundo conheça e veja Jesus – Caminho, Verdade e Vida. Sejamos mensageiros de uma boa nova, a esperança, pois se trata de um plano que visa incentivar a vida em plenitude. Oxalá o bom Deus nos ajude a cumprir com sucesso esse projeto de evangelização.

A ideia é crescer buscando sempre tirar proveito das oportunidades que surgem quando apresentamos a novidade dos objetivos das CNSE. Para isto não se precisa de nenhum talento nem de habilidade.

O Papa Francisco, quando aqui esteve, convidou os jovens e a todos nós que fôssemos para as ruas ajudar os pobres, que não são somente aqueles que precisam de ajuda material, mas também todos os que precisam de amor, carinho, compaixão, misericórdia. 

As CNSE, atendendo a este apelo, levam às pessoas sós e muitas vezes extremamente sofridas um alimento para suas vidas e esperança para suas almas. Nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que você pode ainda ser. 

Helenie e Sérgio

Coordenador Regional

das CNSE-SC

CM 487 http://www.ens.org.br/carta-mensal/2015/02/

Nenhum comentário:

Postar um comentário