segunda-feira, 2 de abril de 2012

CNSE - Público alvo: viúvos(as) e pessoas sós


O Movimento Comunidades Nossa Senhora da Esperança, destina-se às:
a) Viuvas e Viuvos em Geral
b) Pessoas Sós, ou seja, as Solteiras(os) e Separadas(os) que continuam sós.
Para que não paire nenhuma duvida, reiteramos que por Pessoa Só, entende-se rigorosamente o seguinte:
Solteiras(os) aquelas(es) que não se casaram, já com certa idade (acima dos 40 anos), mesmo que tenham tido filho(s), fruto de um relacionamento ocasionais, já rompido integralmente;
Sepraradas(s) ou Divorciadas(os): que uma vez desfeito o casamento, permanecem sozinhas, cuidando do lar, do trabalho, dos filhos, não vivendo situação de parceria ou de namoro, etc.

PROPOSTA DO MOVIMENTO

Aspecto Espiritual e Religioso

Toda pessoa, independente do seu estado de vida, tem uma necessidade imperiosa de cultivar a sua vida espiritual, se quiser guardar a paz interior e enfrentar, com determinação, confiança e coragem os mistérios da vida. É necessário encontrar forças nos meios de crescimento da fé que a Igreja oferece, como também na prática dos Sacramentos, porta de entrada para conseguir-se a santificação e a vida plena no Reino Eterno. Com esse pensamento voltado  para o Altissimo, a proposta do Movimento das CNSE, fundamenta-se na mística da " entre - ajuda ", no sentido pleno da palavra, com o propósito simples e plenamente possível de formar Grupos, onde a preocupação seja:

. Louvar e servir a Deus, no estado de vida de Viúvas, Viúvos e Pessoas Sós ( Separadas(os) Divorciadas(os), Solteiras (os).
. Buscar intensamente novos caminhos que levem a Cristo.
. Renovar a confiança e Esperança de uma vida digna, sob a proteção materna de Nossa Senhora.
. Testemunhar, em âmbito nacional, que se pode viver cristãmente as alegrias da vida, dom gratuito de Deus.
.Incorporar no dia-a-dia essa máxima do Pe. Caffarel, considerado "Profeta do Século XX", que diz textualmente o seguinte:

" Que Deus esteja na sua casa e seja o primeiro a ser buscado, o primeiro a ser amado e o primeiro a ser servido"


OBJETIVOS ALVEJADOS

Sempre tendo como pano de fundo a "entre-ajuda", pretende-se, como Movimento Leigo, de maneira metódica e perseverante, que em cada Grupo se consiga, sob o olhar complacente de Deus, desenvolver novas maneiras, de viver, que permitam perceber, nas pequenas coisas, como todas(os) são especiais aos olhos do Criador. Para que isso se torne realidade o Movimento Propõe:

. Vivenciar nos Grupos, com a assistência espiritual de um Sacerdote ou de uma Religiosa, ou ainda Leigo com formação religiosa,  uma espiritualidade que vai se amoldando ao longo do tempo e que seja apropriada ao estado de viuvez e de pessoas sós.

.Despertar a exata noção de que não estão sós e que a solidão ou isolamento não são coisas queridas por Deus. Portanto,com apoio e Ajuda Mútua, que cada um mergulhe numa nova realidade de vida, que lhes traga alegria e felicidade.

.Transmitir aos integrantes dos Grupos os beneficios de se formar pequenas comunidades de vida, de fé e oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário