quinta-feira, 19 de abril de 2012

MOTIVAÇÃO DAS CNSE - NO EACRE DAS ENS.


Nos dias 9;10 e  11 de Março de 2012, no Recanto Medianeira em Veranópolis, aconteceu o EACRE (Encontro anual dos Casais Responsaveis de Equipe) da região RS I para o ano de 2012.
Como convidados, o Casal Responsável pelas CNSE no Brasil, Cleide e Valentim Giansante, e a viúva Sra. Tereza Pitarelo Shoshima  , fizeram uma exposição de como estão as CNSE no Brasil, sua expansão, sustentação, suas dificuldades e sucessos. Lembrou a importante participação de casais equipistas na expansão e no serviço às CNSE.

 RELAÇÃO COM AS EQUIPES

Embora autônomo, existem vários pontos em comum entre as CNSE e o Movimento das ENS. O primeiro deles está no seu idealizador, Pe. Henri Caffarel, que atendeu o apelo de viúvas equipistas que sabiam que “o amor era mais forte que a morte”, mas queriam meios para vivenciar isso de maneira objetiva. A exemplo do ocorrido com os primeiros casais equipistas, logo a descoberta daquelas jovens viúvas deu novo sentido às suas vidas aparentemente vazias. O segundo ponto está num editorial do Pe. Caffarel na revista Ofertório, quando afirmou que a “espiritualidade da viuvezinscreve-se na linha de espiritualidade do casamento. A Da. Nancy conhecia como ninguém isso e antevia que poderia contar com o apoio dos equipistas, mesmo fazendo parte do seu público alvo as solteiras e separadas, uma contingência natural da Igreja pós Concílio Vaticano II. E o terceiro ponto em comum das CNSE com as ENS está na sua linha metodológica, que é exatamente a mesma, apenas com adaptações pontuais em razão do seu público alvo. A Da. Nancy costumava dizer que “somos um irradiar-se das Equipes”.

COMO OS EQUIPISTAS PODEM AJUDAR

A ajuda e o engajamento dos equipistas é fundamental em qualquer parte do País. Para que os Grupos formados ou que venham a se formar não fiquem isolados e ou sem coordenadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário