quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ESTAR À ESCUTA


Escutar a Palavra de Deus é passar à ação. Seguir as inspirações de Deus e da consciência. Não permitir que a Palavra que toca o nosso coração, aí morra sem eco.

Estar à escuta, tranquilamente, humildemente e dizer muitas vezes:
Senhor, que queres que eu faça?

Como os discípulos de Emaús: quando leio, medito, estudo a Palavra de Deus, não devo contar com as minhas luzes, mas pedir a Cristo sua presença junto a mim; pedir-lhe que como aos discípulos de Emaús, ele mesmo me esclareça.

A leitura do texto faz adivinhar a atenção, o enlevo dos dois discípulos. Tem-se a impressão de que eles bebiam as Palavras de Jesus: "nosso coração ardia dentro de nós, enquanto ele falava". É esta a atitude que nos cabe. Ao iniciar uma leitura, o Evangelho ou outro tema de meditação, devo recolher-me, colocar-me na presença de Cristo, e com ele ao meu lado, iniciar a caminhada: a leitura, a reflexão e ouvi-lo.

Cristo virá sempre e nos esclarecerá e nos desvendará a Palavra de Deus e os seus ensinamentos.

(do livro: Quando a Palavra se torna Vida - Nancy Moncau)



Nenhum comentário:

Postar um comentário