segunda-feira, 1 de abril de 2013

2º EACG - Encontro Anual dos Coordenadores de Grupo das CNSE




                 Dia 23 de março realizamos o EACG - Encontro Anual de Coordenadores de Grupos do Movimento das CNSE no RS. 


O Encontro foi realizado em espaço da Igreja Nossa Senhora da Conceição, gentilmente cedido pelo Padre Inácio Ledur e com a mobilização das integrantes do grupo Nossa Senhora da Conceição.
               Iniciamos às 13:30h após acolhida da equipe de serviço composta por Carmen Lúcia e Paulo, Eunice e Milton, Alana e Alexandre e com presença do anfitrião, Padre Inácio Ledur. Estavam presentes Coordenadoras(es) de Grupo e Orientadoras Espirituais dos grupos existentes em Porto Alegre.


               A espiritualidade teve início com todas(os) cantando o Hino de Nossa Senhora da Esperança e a invocação e pedido de atuação do Espirito Santo. Posteriormente, durante o encontro, a espiritualidade foi muito marcante pela  espontaneidade  e interatividade das participantes.
                Fizemos um retrospecto histórico do Movimento lembrando a  atuação do Padre Caffarel e de Dona Nancy e de como o surgiu e se encontra atualmente no Brasil. A seguir, o Encontro teve seu desenvolvimento tendo por referência os Manuais de Coordenação 1ª Fase, Manual Pós 1ª fase e Orientações para Conselheiros e Orientadores Espirituais.
                 Durante a apresentação dos assuntos e em momento de interatividade com as integrantes de grupos presentes foi questionado: o que busco nas CNSE e o que encontro? E as resposta foram: ALEGRIA; AMIZADE; ESPIRITUALIDADE; ENTRE-AJUDA; SOLIDARIEDADE; UNIÃO; ACOLHIMENTO; FORMAÇÃO.
 E quando questionadas sobre os COMPROMISSOS foram citados: LEITURA BÍBLICA; MEDITAÇÃO; REGRA DE VIDA; REUNIÃO MENSAL, RETIRO ou DIA DE REFLEXÃO; VIDA DE GRUPO (COMUNIDADE). Foi um momento muito rico, com a participação de todos e onde foram esclarecidas várias dúvidas.

                 
Como missão para 2013 temos a proposta de recompletar os grupos, pois devemos partilhar as maravilhas do Movimento com o nosso próximo.

                
 Finalizamos com a Missa de Reencontro, juntamente com a comunidade e com a presença da maioria das integrantes de grupos. A Missa foi celebrada pelo Padre Inácio Ledur e coma participação de integrantes das CNSE na liturgia. Padre Inácio citou o Movimento das CNSE , convidou os paroquianos a integrarem o grupo existente na paróquia e agradeceu a presença de todos os integrantes.
                



 Nesta Missa, também foi realizada a solenidade de envio da Sra. Eneida, paroquiana e integrante da CNSE grupo Nossa Senhora da Conceição, que tomou posse como Ministra da Eucaristia. 

http://www.igrejaconceicao.org.br/link.aspx?id=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário