sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Novena pela recuperação da saúde da Irmã Nilza

Bom dia Amigos! A irmã Nilza pediu como presente de aniversário (15 de dezembro), que iniciemos hoje sexta-feira 6 de dezembro, uma novena pela recuperação de sua saúde! Rezando a oração as Mártires de Drina que está abaixo:

Oraçao
Senhor Deus, que destes as vossas servas Jula, Berchmana, Krizina, Antonija e Bernadeta a graça da vocaçao religiosa e a força para confirmarem a própria fé e o amor por Vós através do sangue derramado, concedei, também a nós, a firmeza na fé a fim de que, nem mesmo pelo sofrimento nos separemos de Vós. Fazei com que a Santa Igreja enalteça estas vossas servas a dignidade do altar e que o seu exemplo e intersessao nos ajudem a vencer as provaçoes da vida e alcançar a salvaçao eterna. Por Cristo nosso Senhor. Amém.





Mártires do Drina
Filhas do Amor Divino - Servas de Deus
s. M. Jula Ivanišević, s. M. Berchmana Leidenix,
s. M. Krizina Bojanc, s. M. Antonija Fabjan, s. M. Bernadeta Banja





A convite do Arcebispo Dom Giuseppe Stadler, as Filhas do Amor Divino chegaram a Saraievo em 1882, acompanhadas da fundadora da Congregaçao, Madre Francisca Lechner.
Drinske mučeniceEm 1911, em Pale, localidade próxima a Saraievo, abriram um convento, Casa de Maria. De início, o objetivo era que o local fosse destinado a recuperaçao de doentes e repouso para as religiosas que trabalhavam no Instituto Sao José, em Saraievo. Entretanto a Casa de Maria tornou-se famosa pelas obras de caridade exercidas em favor de todos os necessitados que batiam as suas portas, particularmente os vizinhos ortodoxos que a batizaram “o hospital dos pobres”.
Školska zgrada sestara Kćeri Božje ljubavi na PalamaEm 1941, ano de guerra, a superiora do convento de Pale era a Irma M. Jula Ivanisevic (croata, nascida em 1893); os demais membros da comunidade eram a Ir. M. Berchmana Leidenix (austríaca, nascida em 1865); Ir. M. Krizina Bojanac (eslovena, nascida em 1885); Ir. M. Antonija Fabjan (eslovena, nascida em 1907) e Ir. M. Bernadeta Banja (húngara, nascida em 1912). Pelo modo de vida e de trabalho as Irmas testemunharam o amor de Cristo no espírito da Congregaçao.
Križ koji je pronađen u zgarištu kapelice Com espírito de sacrifício trataram de muitos doentes; generosamente, sem levar em conta divergencias de fé e nacionalidade, distribuíam o pao para as crianças da Casa das Crianças, a qual pertencia ao Estado e socorriam os pobres e pedintes que vinham da Montanha Romanija. Em 11 de dezembro de 1941, porém, os soldados da milícia “cetnici” aprisionaram as cinco Irmas e as levaram a Gorazde, após saquear e incendiar o convento. A via sacra destas Irmas, no frio e na neve, sem vestimentas adequadas, submetidas a investigaçoes e interrogatórios, ameaças e ofensas, passou, em primeiro lugar, por Careve Voda (Águas do Imperador) e depois por Sjetlina, onde a Ir. Berchmana, com 76 anos de idade, vencida pelo cansaço da viagem e por toda a provaçao a que foi submetida, permaneceu por alguns dias. As demais Irmas, ao invés, foram conduzidas a Gorazde.
Ciborij koji je pronađen u zgarištu kapeliceA viagem de Pale a Gorazde, através da Montanha Romanija durou quatro dias e quatro noites. Chegaram a Gorazde a tarde do dia 15 de dezembro e foram alojadas no 2° andar do quartel. Na mesma noite os soldados, completamente embriagados, irromperam no quarto das Irmas e agredindo-as tentaram violentá-las. Em defesa da dignidade e honrando o voto de castidade, estas conseguiram escapar das maos dos agressores e, uma após outra, tentaram fugir saltando pela janela. Os soldados desceram as pressas até o local em que estavam caídas e, com golpes de faca, mataram-nas e jogaram seus corpos no rio Drina.
Enquanto isto, Ir. Berchmana, em Sjetlina, se recuperava. Conforme o estabelecido, ela deveria ser levada também para Gorazde a fim de encontrar-se com as suas coirmas, que já estavam mortas. Dois soldados a transportaram a Sjetlina. Ao retornar, um deles disse que ela estava com as companheiras e o outro trazia seu terço, como troféu, pendurado no pescoço. Consta que foi morta em 23 de dezembro de 1941.
As Irmas Jula, Berchmana, Krizina, Antonija e Bernadeta, conhecidas como as “Mártires do Drina”, verdadeiras missionárias na Bósnia sofrida, serviram a Deus e aos pobres com generosidade e amor desinteressados. Ao derramarem seu sangue, confirmaram a fidelidade a Deus. A voz deste martírio foi ouvida a distância e, em 4.12.1999, o Cardeal Vinko Puljic, arcebispo de Vrhbosna, com a permissao da Congregaçao para as Causas dos Santos, publicou, em sua Diocese, um decreto para que se iniciasse o processo de beatificaçao. A beatificaçao das Servas de Deus, Maria Jula Ivanesevic e suas quatro coirmas, para o que precisamos rezar será nao apenas o reconhecimento oficial do martírio mas também a promoçao dos valores espirituais pelos quais viveram e deram a vida
As Servas de Deus, Jula Ivanisevic, Berchmana Leidenix, Krizina Bojanc, Antonija Fabjan e Bernadeta Banja sao extraordinários modelos de fé a Deus e de verdadeiro amor aos necessitados. É justo que, como cristaos, esperemos que o sangue derramado seja semente de novos cristaos comprometidos, e de novas vocaçoes para o novo milenio. Que elas intercedam pelas nossas necessidades, particularmente nas provaçoes e perigos desta vida.
Oraçao
Senhor Deus, que destes as vossas servas Jula, Berchmana, Krizina, Antonija e Bernadeta a graça da vocaçao religiosa e a força para confirmarem a própria fé e o amor por Vós através do sangue derramado, concedei, também a nós, a firmeza na fé a fim de que, nem mesmo pelo sofrimento nos separemos de Vós. Fazei com que a Santa Igreja enalteça estas vossas servas a dignidade do altar e que o seu exemplo e intersessao nos ajudem a vencer as provaçoes da vida e alcançar a salvaçao eterna. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
------------------------
Quem, pela intersessao das Servas de Deus obtiver alguma graça especial, pedimos comunicar a um dos seguintes endereços:
Postulatura kauze: S. M. Jule Ivanišević i susestara, Ivana Cankara 16, 71000 Sarajevo, Bosna i Hercegovina
Provincijalat: Družbe Kćeri Božije ljubavi, Nova Ves 16, 10000 Zagábria - Croácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário