quinta-feira, 22 de outubro de 2015

"Onde há VIDA COMUNITÁRIA, há ALEGRIA"

   Estimados Irmãos e Irmã
​s​
 em Cristo,



                    "Onde há VIDA COMUNITÁRIA, há ALEGRIA" - Estas palavras proferidas pelo Santo Papa Francisco serviram de tema para o Retiro anual das CNSE-RS conduzido pelo Conselheiro Espiritual Regional Padre Querino, dia 03/10/2015, nas dependências do Instituto Santa Luzia - Porto Alegre(RS).

                    A alegria do encontro de irmãos na presença de Cristo e Maria para um momento de reflexão e oração era tudo o que todos queriam e nem foi percebido o dia fechado que prometia frio e chuva. O acolhimento fraterno da equipe de trabalho com um carinhoso abraço foi se irradiando a todos que iam chegando para um delicioso café
​;​
 chá
​;​
 chimarrão e bolachinhas de boas-vindas.

                   A Espiritualidade
​,​
 preparada e conduzida pela Irmã Wilma
​,​
 
​inspirada na​
 Oração do
​s​
 5 Dedos
​,​
 de autoria do Papa Francisco
​, retomou as atividades para um momento de oração e meditação​
. Logo a seguir Padre Querino iniciou uma reflexão destacando entre tantos assuntos: "Arrume seu armário interior";"Cardeal François Van Thuan";"5 pães e 2 peixes: é o que tenho para dar(Jo 6, 1ss)"; e o
​s​
 surpreendente
​s​
 divinos "Defeitos de Jesus". Padre Querino com seu carisma, bom-humor e riqueza dos assuntos escolhidos cativou a atenção e escuta e abri
​ndo o​
 coração das presentes para uma profunda e participativa partilha com a manifestação de belos e emocionantes depoimentos de fé e vida.
                   Após a celebração da Santa Missa na bela capela do local que nos acolhia  nos dirigimos a sala preparada para a refeição onde degustamos variados e deliciosos pratos doces e salgados carinhosamente preparados.Nosso almoço foi um momento marcado pela alegria do reencontro da grande comunidade das comunidades das CNSE-RS. 

                   À tarde,  após a continuidade do momento de reflexão realizamos o terço Mariano itinerante pelas dependências do local com  a participação das integrantes nas invocações das preces e orações. Após o lanche da tarde nos despedimos na certeza de voltarmos aos nossos lares reabastecidos e com Cristo e Maria em nossos corações.
                   Nossos agradecimentos aos 5
​6​
 integrantes dos grupos e convidadas que se fizeram presentes, inclu
​ido​
 4 religiosas Orientadoras Espirituais, à equipe de trabalho, Padre Querino, Irmã Wilma, Ogledes, Alexandre da Alana que muito contribuíram para o sucesso do nosso retiro e crescimento espiritual.

                  Nosso especial agradecimento as Irmãs Vicentinas,na pessoa da Irmã Salete, que gentilmente nos disponibilizaram as dependências do Instituto Santa Luzia para a realização do evento, e à jovem Deise, atuante na Paróquia do Divino Espírito Santo, pela disponibilidade em animar nosso retiro entoando cânticos com sua bela voz acompanhada de violão.
​                  Finalizando, Louvemos e bendigamos Deus Pai, Filho e Espírito Santo e a intercessão e proteção da Mãe Maria, Apóstolos, Anjos e todos os Santos.Amém.​

Com carinho,

Carmen Lúcia e Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário