quarta-feira, 13 de junho de 2012

A meditação é um “degustar” da palavra de DEUS.

 

A meditação é um “degustar”, um ver de modo diferente a Palavra de Deus, levando quem medita a um encontro consigo mesmo e um desejo cada vez maior de encontra-Lo. Aquele que consegue desenvolver a habitualidade na meditação, vê acender, em seu coração, o desejo profundo de conhecer a Deus, seus planos,  suas propostas. Todavia, tudo isso deve ser feito de acordo com a nossa realidade temporal e, de acordo, também, com o nosso estado de vida de Viúvas/os e Pessoas Sós.
Busca-se, através da meditação, comparar nossa vida com as propostas de Deus, tomando as decisões ou fazendo as devidas correções na forma de nos relacionarmos com Ele, de maneira prática e adequada a nossa vida. Essa prática conduz a novas atitudes de fé, de esperança e de amor, porque estaremos sendo ajudadas/os pelo poder amoroso de Deus.
Meditar é enxertar-se em Deus. Quem está começando a fazer esse exercício espiritual, que não é fácil e exige bastante esforço e perseverança, o melhor conselho seria: não desista. Ninguém está isento de distrações e elas aparecem em várias circunstancias. Quando isso acontecer (e vai acontecer com muita freqüência), assim que nos dermos conta dela, voltemos imediatamente nossa atenção a Deus e reiniciemos tantas vezes quantas forem necessárias. Esse recomeço também é um ato de fé e de amor. As distrações, a exemplo das “tentações”, foram colocadas no nosso caminho para que as superemos.

Pistas para Meditação

Escolha hora e lugar adequados. Geralmente, esse lugar é o próprio quarto, onde muitas pessoas tem o seu oratório e as demais condições para se sentir bem à vontade para conversar com o Senhor. Não existe um tempo certo de duração e isso fica a critério de cada uma/um. Geralmente, esse tempo vai entre dez e trinta minutos.
Muitas pessoas, especialmente das Equipes de Nossa Senhora, fazem a Escuta da Palavra e logo a seguir, com base no mesmo texto bíblico, fazem a sua meditação, procurando perceber e se inserir naquilo que Deus está dizendo. Seria uma espécie de comparação de sua vida com a mensagem bíblica. Importante é perceber que Deus fala a cada um de maneira particular, pois, Ele sabe exatamente o que seria melhor para nós naquele dia, naquele instante ou naquela circunstância.
Importante: Converse com Deus familiarmente, isto é, louvando, agradecendo, pedindo, reclamando, desculpando-se. Renove sua fé, faça o seu ato de confiança, demonstre o seu amor por Ele. Essa talvez seja a parte mais importante da meditação: sinceridade, humildade, reconhecimento de suas limitações e de suas necessidades. Deus nos quer como somos.
Terminada a sua meditação (ou Escuta da Palavra e Meditação), faça uma oração de agradecimento, que pode ser um Pai Nosso e uma Ave Maria. Ao longo do dia, não interessa a hora ou local, se em casa ou na rua, retome alguns trechinhos lidos e meditados, para de novo louvar e agradecer a Deus.

Fonte: CNSE manual de coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário