sexta-feira, 1 de junho de 2012

Os nossos esforços de Oração - Leitura Bíblica


 LEITURA BÍBLICA  (Escuta da Palavra de Deus)

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me para anunciar, aos aprisionados, a libertação, aos cegos, a recuperação da vista, para pôr em liberdade os oprimidos, e para anunciar um ano de graça do Senhor” – Lc 4, 18-19.
Esse trecho do Profeta Isaias foi lido por Jesus na Sinagoga de Nazaré, e, segundo os biblistas, são palavras que se dirigem às pessoas que estão ouvindo e tentando entender toda a sua profundidade. Trata-se, dessa maneira, de um público específico, ou seja, que quer escutá-lo, ouvi-lo, entendê-lo.
Será que esse público não poderia ser nós, das “Comunidades de Viúvas e Pessoas Sós”? Certamente que sim, quer seja nos momentos de nossa vida pessoal (prática diária), como na comunitária, isto é, quando das reuniões do nosso Grupo.
Deus fala-nos por amor e nós ouvimos por amor: Varias perguntas poderiam ser feitas, como por exemplo: De que maneira Deus se faz presente em mim quando ouço a sua palavra? Como  serei capaz de discernir que a mão de Deus me toca através de sua palavra? De que modo minha tristeza ou minha dor, em razão do meu estado de vida (viúvas/os ou pessoas sós) pode ser transformado neste momento? Sou capaz de sentir o calor do amor de Deus renovando a minha vida?
A verdade é que Deus ama-nos gratuitamente e, por causa disso, revela-nos o segredo do seu Ser de duas maneiras: interiormente, nos fala ao coração com suas luzes e suas graças, seus convites e seus desafios; exteriormente, nos fala pela criação, pelos fatos do mundo físico, pelos acontecimentos humanos e pela palavra e pela vida de nossa comunidade. Fala-nos ainda e, principalmente, pela Sagrada Escritura (Pe. Flávio C. de Castro).
Nossa vida é feita de opções, pequenas e grandes, corriqueiras e decisivas. Nossa grande preocupação é não perder de vista os desígnios de Deus. A sua Palavra, que tentamos escutar diariamente, nos eleva e nos faz ver que nossas vidas são, na verdade, vidas sagradas, que desempenham um papel necessário na realização das promessas de Deus. Nossas pequenas histórias são absorvidas na grande história de Deus, lá recebendo o seu próprio lugar.
A Palavra de Deus permite-nos dizer juntamente com Maria: “Ele olhou para a humildade de sua serva. Eis que doravante as gerações me chamarão de bendita,  porque grandes coisas fez em mim o Poderoso, e Santo é o seu nome”. A procura da vontade de Deus e a sua escuta vão exigir de nós, Viúvas e Pessoas Sós, momentos decisivos, que necessitarão de um “esforço”  maior de discernimento. Será necessário até uma reflexão mais aprofundada e uma perseverança que supere, aos poucos, os nossos limites.
A Leitura Bíblica  (Escuta da Palavra de Deus) leva-nos a crescer. Se escutamos a Palavra, deixamos que o amor de Deus tome conta de nossa vida. Vamos viver na verdade e crescer em santidade e na comunhão de vida com os nossos irmãos das Comunidades de Viúvas/os e Pessoas Sós. Seremos, uns para os outros, a própria  palavra de Deus – palavra verdadeira, autêntica e transparente.
Onde encontrá-la? Primeiramente, na Bíblia Sagrada, que é onde se encontra a Palavra de Deus viva. Como complemento, outros livros de oração ou história dos Santos. Podemos reler o texto escolhido, para melhor entendê-lo, bem como anotar algo que nos chamou mais a atenção, para rememorar ao longo do dia.
A “Liturgia Diária”, da Editora Paulus, constitui-se numa preciosa ajuda dessa prática diária.

 Bom final de semana!
alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário