terça-feira, 26 de junho de 2012

RETIRO ANUAL OU DIA DE REFLEXÃO





O Retiro Anual e mesmo o Dia de Reflexão, seria para as Viúvas/os e Pessoas Sós, a oportunidade para  conhecer melhor o pensamento de Deus, que nós, dadas as peculiaridades de nossas vidas, conhecemos muito pouco e de maneira fragmentada. Trata-se não de uma falha proposital, mas sim extemporânea.

É o próprio Cristo que convida para essa parada: “Vinde à parte, para um lugar deserto e descansai um pouco” – Mc 6, 31. O que será  encontrado lá?

Certamente uma renovação da intimidade com Cristo. Não somente com o Cristo apresentado pelo pregador. Nem também com o Cristo Eucarístico, diante do qual iremos rezar várias vezes, inclusive à noite. Mas lá encontraremos sobretudo o Cristo interior, aquele que nos fala no  silencio do recolhimento e da oração, para dizer o que espera de nós.
Para que o Retiro ou o dia de Reflexão possa ser maravilhoso, é preciso que todo ano reservemos uma data para dele participarmos. É tudo uma questão de vontade e de disponibilidade. Certamente a presença de outras pessoas viúvas/os ou sós, nos encorajarão para isso. Trata-se, como diz um casal Equipista, de uma “entrevista com o Senhor”.
Não existem regras e nem recomendações prévias. Basta o nosso querer em estar presente e prontos para escutar. É uma disposição puramente interior. Cabe a cada um achar a atmosfera que lhe é própria. Eis que Deus fala a todos, mas de diferentes modos.
Portanto, não nos preocupemos com quem será o Pregador, o local, a distância, o silêncio exigido – etc. O Espírito Santo sopra onde quer. Não façamos, pois, ouvidos de mercador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário