terça-feira, 20 de agosto de 2013

DONA NANCY Esteve entre nós como mulher forte, lúcida, sábia.

Obrigado por tudo que semeaste neste mundo!
 Fundadora das CNSE, que a sete anos partiu para a casa do Pai.

DONA NANCY

Esteve entre nós como mulher forte, lúcida, sábia, pronta sempre a encarar o futuro. Foi assim que a pude conhecer mais de perto nos últimos anos.
A voz podia ser débil, incerta às vezes, mas as palavras transmitiam firmeza. Mesmo em situações em que gente mais jovem vacilava. Conhecia os objetivos, antevia os caminhos, apontava rumos. Tinha opiniões, que sabia defender, idéias claras de quem soubera cultivar o pensamento e o coração. Tinha opiniões, ou melhor, tinha certezas nascidas da escuta do Senhor.

A lucidez de Dona Nancy era tranquila, sem medo de ouvir idéias diferentes, capaz de as avaliar e integrar numa visão mais ampla. Até os últimos meses ainda fazia palestras muito bem concatenadas e ricas. E, ao ouvir, surpreendia, percebendo nas palavras, matizes que a outros escapavam. Foi como me surpreendeu ao ler, nas entrelinhas de uma palestra, uma idéia que eu não tivera a coragem de expor abertamente. Percebeu logo o sentido oculto, e tirou conclusões.
Era uma mulher sábia. Sabedoria amadurecida ao longo dos anos e de múltiplas experiências de vida. Sabia aconselhar, porque sabia compreender as pessoas. 
Tinha a sabedoria da vida, que lhe permitia rir de muitas seriedades e até de si mesma.
Sabedoria das conversas sérias ou descompromissadas, mas sempre marcadas pela fé e por uma visão cristã da vida, que nada tinha de estreita ou medrosa.
D. Nancy não mostrava medo do futuro, ou das coisas novas. Em reuniões, mais de uma vez, eram suas as propostas mais ousadas. Até os últimos meses pensava no futuro, continuava a lançar sementes, a despertar adesões a novas propostas, a incitar medrosos e acomodados.
Mulher forte, lúcida, sábia, aberta ao futuro. Essa a Dona Nancy que pude conhecer mais de perto. E admirar.
( Pe. Flávio Cavalca de Castro - CM nov/2006)




Nenhum comentário:

Postar um comentário